A aderência pneu-pavimento é o factor fundamental na segurança de circulação. Para avaliar esta acção foram desenvolvidos vários ensaios no sentido de medir a textura do pavimento.
A Consulpav realiza dois ensaios predominantes na avaliação da macrotextura:
1. ensaios contínuos e expeditos, com recurso à emissão de raios laser;
2. ensaio pontual mancha de areia.
Ensaios contínuos com recurso à emissão de raios laser
O equipamento de laser utilizado pela CONSULPAV na medição do Índice Regularidade Interncional (IRI) é também utilizado na medição da macrotextura da superfície do pavimento, sendo por isso designado por multi-function.
Os valores medidos para a Profundidade de Textura, através do perfilómetro a laser, foram confrontados com os obtidos pelo método da mancha de areia, através de uma série de ensaios realizados na Ilha da Madeira pela CONSULPAV.
A correlação entre os valores de PT obtidos pelo método da mancha de areia e os obtidos pelo perfilómetro a laser é de valor igual a um. Com base neste factor de conversão converteu-se as leituras contínuas do laser (IPT) na profundidade de textura.
Mancha de areia
O ensaio consiste no espalhamento de um volume conhecido de uma areia de granulometria padronizada, por um cilindro de aço revestido de borracha. A divisão desse volume pela área média da “mancha” formada pelo espalhamento dará a espessura de areia que pela Norma ASTM E 965 determina a textura da superfície. Os resultados são definidos a partir da espessura média de areia nas seguintes condições: fina, média e grossa.